quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Projeto Escola de Bamba - Desfile Carnaval 2013


O projeto Escola de Bamba é uma ação educativa com ênfase na cultura popular e que é realizada em etapas que caracterizam a dinâmica de uma agremiação de samba.  A Culminância é o desfile no Carnaval Carioca da Escola de Samba Mirim G.R.E.S.M. Corações Unidos do CIEP. Esta agremiação tem como componentes, os alunos da Rede Pública Municipal de Ensino do Rio de Janeiro.



Este ano os alunos realizaram uma belíssima homenagem ao escritor e dramaturgo inglês William Shakespeare.

A  Escola de Samba Mirim G.R.E.S.M. Corações Unidos do CIEP buscou nas páginas da Literatura Universal as mais sublimes, apaixonantes e envolventes histórias de amor e ódio, com personagens marcantes, muitas vezes parecidos com aqueles que trazemos dentro de nós mesmos.

Todo esse “sonho de amor” foi contado, recriado e dramatizado na Sapucaí, tendo como protagonista um dos melhores imortais de todos os tempos, que tanto mostrou em suas obras o poder do amor sobre a alma humana.

Na letra do Samba-Enredo "Na Dialética do Amor, Um Traço de Shakespeare na Sapucaí", produzido pelos alunos da E. M. Professor Manoel Maurício que integra o quadro das escolas da 9ª Coordenadoria Regional de Educação em Campo Grande, vencedora do concurso de samba-enredo para representar o Carnaval 2013 pela Escola de Samba Mirim G.R.E.S.M. corações Unidos do CIEP, os alunos puderam contar um pouco mais da história de William Shakespeare.

Com cerca de dois mil componentes, três carros alegóricos e onze alas os alunos da Rede Pública Municipal de Ensino do Rio de Janeiro dramatizaram   fascinantes histórias de amor povoadas de personagens humanos, mitológicos, imortais e mágicos que se misturaram, em lugares encantados; histórias que questionaram os valores e os sentimentos humanos.

Na concentração os alunos foram identificados e organizados de acordo com as alas. Com muita responsabilidade e compromisso foram caracterizados por meio de fantasias e maquiados de acordo com o enredo.

  

Na concentração a Secretária Municipal de Educação do Rio de Janeiro, Cláudia Costin pode apreciar a empolgação dos alunos e tirou várias fotos com os componentes.


Já no início desfile a Comissão de frente representava a Dialética do amor x Ódio com alunas da escola Municipal Professor Augusto Motta da 4ª Coordenadoria Regional de Educação.



No carro abre alas alunos do Núcleo de Arte Grande Otelo da 6ª Coordenadoria Regional de Educação representavam a peça Hamlet.



O primeiro casal de mestre sala e porta bandeira evoluíram por toda a Sapucaí com a fantasia Romeu e Julieta, um clássico de  William Shakespeare e foram cortejados pelos alunos da Escola Municipal Ayrton Senna da Silva da 8ª Coordenadoria Regional de Educação, que representavam o duelo das famílias Capuletos e Montecchios.




Todo o primeiro setor do desfile as alas representavam as tragédias que  William Shakespeare escreveu em suas peças.

O segundo setor iniciou com a alegoria que trazia MacBeth representado pelos alunos da Escola Municipal Ruy Carneiro da 5ª Coordenadoria Regional de Educação. Este setor trouxe nas fantasias das alas a comédia que  William Shakespeare também escreveu em suas peças.



E para finalizar o desfile a última alegoria trouxe uma representação da peça Megera Domada com os alunos  do CIEP Gilberto Freyre da 8ª Coordenadoria Regional de Educação.

A plateia recebeu uma aula completa sobre as peças que  William Shakespeare escreveu ao ver a Escola de Samba Mirim G.R.E.S.M. Corações Unidos do CIEP passar pela Marquês de Sapucaí. Com o samba “Na dialética do amor, um traço de Shakespeare na Sapucaí”  os alunos não só cantaram e sim encantaram com as suas fantasias e alegorias.

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

William Shakespeare na Sapucaí!!!


Uma belíssima homenagem à William Shakespeare está sendo preparada pelos alunos que desfilaram na Culminância do Projeto Escola de Bamba.

O Projeto Escola de Bamba consiste na articulação de um conjunto de ações de caráter pedagógico e técnico que se constitui na formação de uma Escola de Samba Mirim, formada por alunos da Rede Pública Municipal de Ensino.

No dia 12 de fevereiro de 2013, William Shakespeare será homenageado no samba-Enredo "Na dialética do amor, um traço de Shakespeare na sapucaí", produzido pelos alunos da Escola Municipal Professor Manoel Maurício, que integra o quadros da Unidades Escolares da 9ª Coordenadoria Regional de Educação, em Campo Grande.

    
                                                         William Shakespeare


Neste dia poderemos apreciar um trabalho desenvolvido em diversas Unidades Escolares do Município do Rio de Janeiro.

                            Veja abaixo a letra do samba que vai emocionar na Sapucaí!! 

NA DIALÉTICA DO AMOR, UM TRAÇO DE SHAKESPEARE NA SAPUCAÍ

"TO BE OR NOT TO BE: THAIS IS THE QUESTION"
MINHA ESCOLA VEM CANTAR
PELOS TRAÇOS DO POETA REVELAR.

TANTOS PERSONAGENS 
NOSSA PRÓPRIA IMAGEM
NESSA VIAGEM SHAKESPEARE A NOS GUIAR
BRILHA O ARTISTA GENIAL
NO PALCO DO MEU CARNAVAL.

MISTÉRIOS, FANTASIAS 
ALÉM DA NOSSA VÃ FILOSOFIA 
AMOR, SENTIMENTO QUE AGITA E ACALMA 
LOUCURA QUE INVADE A ALMA.

NA LITERATURA COM SEUS VERSOS ENCANTOU
NO TEATRO A PLATEIA EMOCIONOU 
NO CINEMA E TV SUA OBRA EM CARTAZ
SERES ENCANTADOS, DEUSES OU MORTAIS
NAS ENTRELINHAS DA HISTÓRIA
NÃO ESQUECEREMOS JAMAIS
SE A VIDA IMITA A ARTE
NÃO QUERO TRAGÉGIA 
VIVO EM COMÉDIA
PRA SORRIR MUITO MAIS
AMAR OU NÃO AMAR: EIS A QUESTÃO
NA PROVA DE FOGO 
O AMOR VENCE O JOGO
O FINAL  FELIZ É A LIÇÃO

UM TRAÇO DE AMOR NA SAPUCAÍ 
PODE APLAUDIR
UM SHAKESPEARE ENCANTADO
COM OS CORAÇÕES TOTALMENTE APAIXONADO.

(Samba-Enredo composto pelos alunos da Escola Municipal Professor Manoel Maurício)


Assista o vídeo com os alunos da Escola Municipal Professor Manoel Maurício no dia que venceram o concurso para a escola do Samba-Enredo para o Carnaval 2013. Acesse o link abaixo:
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=Voth1yx3QKs&ytsession=XXMA8A073zvmRwSjGJz21LsAOXEhyk0Qid5f9iHoxYNB5fGOXRsxQEa01wAUWGXSHtMEKVar8uDa_KtX6mdYW8Ah9VQ7ikWcQD3k8JqdflgWh0iKNv0lUlfFll_A3WDWbdsnlPrYACn0MPGjFEHaT8O9XsmXttTl1QkpG6Ddf02rwuXu5S94el1aN3rG3uQ8x5CVHzjFuMCQTkF13uJ89W6kCr7s5Y_2XIInhYmb0Ks
NÃO PERCAM TERÇA-FEIRA DE CARNAVAL A ESCOLA MIRIM CORAÇÕES UNIDOS DO CIEP SERÁ A TERCEIRA ESCOLA A PASSAR PELA SAPUCAÍ!!!!

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Culminância do Projeto Tirando a Droga de Cena

No ano de 2012, a Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Coordenadoria Especial de Promoção da Política de Prevenção à Dependência Química, desenvolveu a décima primeira edição do Concurso de Produções Audiovisuais Tirando a Droga de Cena nas escolas da Rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro.

Dos vários trabalhos recebidos, foram selecionadas quinze produções audiovisuais divididas em cinco categorias, sendo até três audiovisuais para cada categoria.
 O resultado foi publicado no Diário Oficial de 29 de outubro de 2012.
 Resultado Final
·                                 Categoria A (alunos do 4º e 5º anos): E. M. Manuel Maurício.
 
·                                 Trabalho: Drogas: Sai Dessa
 ·                                 Categoria B (alunos do 6º e 9º anos): E. M. Monteiro Lobato.
 
·                                 Trabalho: Uma Pedra no Caminho.
 ·                                 Categoria C (alunos do PEJA I): CIEP Graciliano Ramos.
 
·                                 Trabalho: Mundo.
                        
·                                 Categoria D (alunos do PEJA II): E.M. Vitor Meireles.
 
·                                 Trabalho: Drible a Droga.
 ·                                 Categoria E (alunos dos Espaços de Extensão Escolar): Núcleo de Arte Grande Otelo
 
·                                 Trabalho: Jovens Hoje em Dia

No dia 29 de novembro de 2012, no auditório do SENAI/Tijuca, na Rua Mariz e Barros, 678, uma belíssima cerimônia de Culminância do Projeto Tirando a Droga de Cena foi realizada para os 75 alunos autores, os 30 professores orientadores e as respectivas unidades escolares selecionadas.
 Nesse dia, foram exibidas as produções audiovisuais finalistas das cinco categorias em forma de um compacto.
 O violinista Alírio Mello fez uma linda apresentação, na qual a plateia participou de forma muito empolgada.


Alunas do Núcleo de Arte Albert Einstein, da 7ª Coordenadoria Regional de Educação, fizeram uma belíssima apresentação ao som do teclado tocado pela professora de música Eliane Zagni.

Assim, alunos e professores foram homenageados e, ao final, cada um recebeu uma belíssima foto, tirada durante a cerimônia como forma de lembrança.
 Mais uma vez, o tema Tirando a Droga de Cena foi abordado de uma forma descontraída e com muita criatividade pela professora Glória Macedo. 

Visita ao RioZoo

Com o objetivo de promover o aprendizado em Educação Ambiental por meio de visitas orientadas à Fundação Riozoo com os roteiros “Mini-Fazenda” e “Fauna”.
São oferecidos dois roteiros de visitas orientadas nas ações aos alunos da Rede Pública Municipal de Ensino ao Zoológico. São elas: “Mini-Fazenda” e “Fauna”.
A Mini-Fazenda é destinada para alunos a partir de 6 anos, Educ. Especial, EDI e Creche, onde serão envolvidos na rotina de manutenção dos animais e plantas e de seus produtos e ciclos.
A Fauna é voltado para os alunos do 4º ao 9º anos onde são apresentadas as espécies selvagens, em seus recintos, com a abordagem voltada para hábitos alimentares, comportamento reprodutivo, importância da conservação.
Todos os roteiros propiciam aos alunos do Ensino Fundamental valiosas oportunidades de aprendizado em relação à vida de algumas espécies de animais e à Educação Ambiental.
A Fundação RIOZOO disponibiliza para agendamento exclusivo da Secretaria Municipal de Educação, as visitas orientadas as quintas-feiras e as sextas-feiras, nos horários: das 9h às 11h (Fauna) e (Mini Fazenda) em dois horários: um às 14h e outro às 15h. São atendidos 40 alunos por horário do Ensino Fundamental e um acompanhante gratuito para cada 10 (dez) alunos ou com até dois acompanhantes por aluno da Educação Especial.
As visitas orientadas são guiadas por biólogos e/ou monitores instrumentados para sensibilizar os alunos em relação às questões ambientais, esclarecer dúvidas a respeito dos animais visitados e desenvolver atividades lúdico-educativas com o objetivo principal de consolidar e avaliar o conhecimento recém-adquirido.
A Coordenadoria Regional de Educação divulga e providencia o agendamento das Unidades Escolares para as visitas, repassando à E/SUBE/CED – Extensividade com vistas  à Fundação RIOZOO até o dia 15 de cada mês que antecede a visita a relação por escola, o nível de escolaridade dos alunos e o roteiro a ser acompanhado, referentes ao mês subseqüente.
No ano de 2012 às Unidades Escolares da 2ª Coordenadoria Regional de Educação: Escola Municipal Arthur Ramos e Escola Municipal Friedenreich visitaram no horário da tarde o Zoológico nos roteiros Mini-Fazenda e Fauna respectivamente.
Os alunos foram apresentados a variados animais, conheceram um pouco da vida de cada um e observaram as orientações nas placas da Mini-Fazenda sobre características diversas do habita de cada animal.
As professoras interagiram com as turmas orientando os alunos com o auxílio de um monitor.





quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Visita ao Planetário

Com o objetivo de promover a participação de alunos, por meio de visitas guiadas, nas atividades interativas de iniciação científica no Museu do Universo, com astrônomos e profissionais do Museu.

A Fundação Planetário desenvolvem os Projeto Visita ao Planetário da Gávea e “Uma Atividade de Educação Complementar no Planetário” em Santa Cruz, destinado aos alunos da Rede Pública Municipal de Ensino.

 São duas ações distintas: visita às sessões de cúpula e atividades interativas de iniciação científica no espaço do Museu do Universo, acompanhados de astrônomos e profissionais do Museu. 

Na visita ao Planetário da Gávea à cúpula são realizadas projeções, além de uma visita guiada aos experimentos interativos para os alunos do Ensino Fundamental e do PEJA das escolas municipais da Cidade do Rio de Janeiro.

Na visita ao Planetário de Santa Cruz é desenvolvido o projeto “Uma Atividade de Educação Complementar no Planetário” com projeções de planetário na Cúpula D. Pedro II (Santa Cruz), também é disponibilizado um grande acervo de astronomia e ciências afins, a fim de incentivar o hábito da leitura entre os alunos que visitam a Instituição.







As Unidades Escolares interessadas em visitar o Planetário devem manifestar o seu interesse após a divulgação realizada pela sua Coordenadoria Regional de Educação. A Coordenadoria Regional de Educação encaminha a listagem das Unidades Escolares interessadas ao Planetário que agenda data e horário com as mesmas.

Somente após a confirmação do Planetário, por meio de e-mail à Coordenadoria Regional de Educação é que a mesma providenciará o ônibus para a ida dos alunos das Unidades Escolares agendadas.

Calendários 2013