sábado, 10 de maio de 2014

Projeto Escola e Museu: Espaço Interativo de Educação e Arte em Novos Saberes

O Projeto tem por objetivo promover a articulação de saberes por meio do acesso de professores e alunos a equipamentos culturais da cidade do Rio de Janeiro. 
 
No dia 19 de março de 2014, representantes das Unidades Escolares com turmas de 8º ano e Projeto Fênix, além das  Coordenadorias Regionais de Educação foram convidados para participarem de uma reunião no Museu de Arte do Rio. 




 
Na reunião, todos os presentes foram apresentados ao projeto “Escola e Museu: Espaço Interativo de Educação e Arte em Novos Saberes” 




Para a execução do projeto, a Secretaria Municipal do Rio de Janeiro estabeleceu parceria com alguns Museus e Centros Culturais. São eles: Museu de Arte do Rio, Instituto Moreira Salles, Centro Cultural de Arte Hélio Oiticica, Museu Nacional da Universidade de Federal do Rio de Janeiro, Centro Cultural Banco do Brasil e Museu Casa do Pontal.  




Este projeto terá como público-alvo  alunos do 8º ano de cada uma das Escolas com Projeto Fênix . Ao longo do ano o projeto será dividido em duas etapas a primeira com escolas com Projeto Fênix realizando um circuito interativo entre as instituições parceiras, durante os meses de abril a julho. Na 2ª Etapa das Escolas  com Projeto Fênix as mesma elaborarão um banner, com dimensões 1,00m x 0,80m, que registrarão as experiências vivenciadas ao longo do Projeto. Este material será exposto  no II Seminário “Conexões Escola e Museu” a ser realizado no 2º Semestre. 

O projeto também apresentará um 2º momento para os Ginásios Experimentais Cariocas a partir do 2º Semestre. Onde cada unidade escolar escolherá três instituições para visitar e convidará uma instituição para levar uma palestra ou oficina para unidade escolar. 

Após uma breve apresentação sobre as ações que envolverão uma turma de 40 alunos do 8º ano de cada uma das Escolas com Projeto Fênix,  as instituições parceiras, por meio de seus representantes, apresentaram as ações já desenvolvidas pelos setores educativos de cada uma, assim como parte da programação que será disponibilizada aos alunos e professores durante o período de realização do projeto. 
 


Todos os presentes receberam materiais de divulgação da programação das instituições participantes do projeto, para motivarem a participação e visita de professores aos espaços culturais. 
 
Nos dias 29 de março e 05 de abril   será oferecida  uma ação de formação continuada com os professores participantes das unidades educacionais e as instituições parceiras. Essa ação antecederá as visitas interativas aos espaços culturais no projeto “Escola e Museu: Espaço Interativo de Educação e Arte em Novos Saberes”. 

 Ao final todos os presentes receberam o link de acesso de um Formulário Online, a ser divulgado e  preenchido pelo professor selecionado nas unidades escolares. Este professor   acompanhará os alunos em todo o Circuito Interativo.  Este Formulário Online é uma ferramenta onde os professores elegerão temas para a formação, assim como manifestarão diversos interesses para vivenciar ao longo do Projeto com os alunos. 

Um comentário:

  1. Boa noite,
    Sou professor da rede (8° cre), e tenho uma turma envolvida no projeto.
    Gostaria de informações sobre o calendário da 2° etapa do projeto escola e museu 2014, e sobre a culminância do projeto, como se dará? terá outra reunião? obrigado.
    wagner - e-mail: wgnartesvisuais@yahoo.com.br

    ResponderExcluir