sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Visita ao RioZoo

Com o objetivo de promover o aprendizado em Educação Ambiental por meio de visitas orientadas à Fundação Riozoo com os roteiros “Mini-Fazenda” e “Fauna”.
São oferecidos dois roteiros de visitas orientadas nas ações aos alunos da Rede Pública Municipal de Ensino ao Zoológico. São elas: “Mini-Fazenda” e “Fauna”.
A Mini-Fazenda é destinada para alunos a partir de 6 anos, Educ. Especial, EDI e Creche, onde serão envolvidos na rotina de manutenção dos animais e plantas e de seus produtos e ciclos.
A Fauna é voltado para os alunos do 4º ao 9º anos onde são apresentadas as espécies selvagens, em seus recintos, com a abordagem voltada para hábitos alimentares, comportamento reprodutivo, importância da conservação.
Todos os roteiros propiciam aos alunos do Ensino Fundamental valiosas oportunidades de aprendizado em relação à vida de algumas espécies de animais e à Educação Ambiental.
A Fundação RIOZOO disponibiliza para agendamento exclusivo da Secretaria Municipal de Educação, as visitas orientadas as quintas-feiras e as sextas-feiras, nos horários: das 9h às 11h (Fauna) e (Mini Fazenda) em dois horários: um às 14h e outro às 15h. São atendidos 40 alunos por horário do Ensino Fundamental e um acompanhante gratuito para cada 10 (dez) alunos ou com até dois acompanhantes por aluno da Educação Especial.
As visitas orientadas são guiadas por biólogos e/ou monitores instrumentados para sensibilizar os alunos em relação às questões ambientais, esclarecer dúvidas a respeito dos animais visitados e desenvolver atividades lúdico-educativas com o objetivo principal de consolidar e avaliar o conhecimento recém-adquirido.
A Coordenadoria Regional de Educação divulga e providencia o agendamento das Unidades Escolares para as visitas, repassando à E/SUBE/CED – Extensividade com vistas  à Fundação RIOZOO até o dia 15 de cada mês que antecede a visita a relação por escola, o nível de escolaridade dos alunos e o roteiro a ser acompanhado, referentes ao mês subseqüente.
No ano de 2012 às Unidades Escolares da 2ª Coordenadoria Regional de Educação: Escola Municipal Arthur Ramos e Escola Municipal Friedenreich visitaram no horário da tarde o Zoológico nos roteiros Mini-Fazenda e Fauna respectivamente.
Os alunos foram apresentados a variados animais, conheceram um pouco da vida de cada um e observaram as orientações nas placas da Mini-Fazenda sobre características diversas do habita de cada animal.
As professoras interagiram com as turmas orientando os alunos com o auxílio de um monitor.





Nenhum comentário:

Postar um comentário