O projeto Escola
de Bamba é uma ação educativa com ênfase na cultura popular e que é realizada
em etapas que caracterizam a dinâmica de uma agremiação de samba. A Culminância é o desfile no Carnaval Carioca
da Escola de Samba Mirim G.R.E.S.M. Corações Unidos do CIEP. Esta agremiação
tem como componentes, os alunos da Rede Pública Municipal de Ensino do Rio de
Janeiro.
Este ano os
alunos realizaram uma belíssima homenagem ao escritor e dramaturgo inglês William
Shakespeare.
A Escola de Samba Mirim G.R.E.S.M. Corações
Unidos do CIEP buscou nas páginas da Literatura Universal as mais sublimes,
apaixonantes e envolventes histórias de amor e ódio, com personagens marcantes,
muitas vezes parecidos com aqueles que trazemos dentro de nós mesmos.
Todo esse “sonho
de amor” foi contado, recriado e dramatizado na Sapucaí, tendo como
protagonista um dos melhores imortais de todos os tempos, que tanto mostrou em
suas obras o poder do amor sobre a alma humana.
Na letra do Samba-Enredo "Na Dialética do Amor, Um Traço de Shakespeare na Sapucaí", produzido pelos alunos da E. M. Professor Manoel Maurício que integra o quadro das escolas da 9ª Coordenadoria Regional de Educação em Campo Grande, vencedora do concurso de samba-enredo para representar o Carnaval 2013 pela Escola de Samba Mirim G.R.E.S.M. corações Unidos do CIEP, os alunos puderam contar um pouco mais da história de William Shakespeare.
Na letra do Samba-Enredo "Na Dialética do Amor, Um Traço de Shakespeare na Sapucaí", produzido pelos alunos da E. M. Professor Manoel Maurício que integra o quadro das escolas da 9ª Coordenadoria Regional de Educação em Campo Grande, vencedora do concurso de samba-enredo para representar o Carnaval 2013 pela Escola de Samba Mirim G.R.E.S.M. corações Unidos do CIEP, os alunos puderam contar um pouco mais da história de William Shakespeare.
Com cerca de dois
mil componentes, três carros alegóricos e onze alas os alunos da Rede Pública
Municipal de Ensino do Rio de Janeiro dramatizaram fascinantes histórias de amor povoadas de
personagens humanos, mitológicos, imortais e mágicos que se misturaram, em
lugares encantados; histórias que questionaram os valores e os sentimentos
humanos.
Na concentração
os alunos foram identificados e organizados de acordo com as alas. Com muita
responsabilidade e compromisso foram caracterizados por meio de fantasias e maquiados
de acordo com o enredo.
Na concentração a
Secretária Municipal de Educação do Rio de Janeiro, Cláudia Costin pode
apreciar a empolgação dos alunos e tirou várias fotos com os componentes.
Já no início
desfile a Comissão de frente representava a Dialética do amor x Ódio com alunas
da escola Municipal Professor Augusto Motta da 4ª Coordenadoria Regional de
Educação.
No carro abre
alas alunos do Núcleo de Arte Grande Otelo da 6ª Coordenadoria Regional de
Educação representavam a peça Hamlet.
O primeiro casal
de mestre sala e porta bandeira evoluíram por toda a Sapucaí com a fantasia
Romeu e Julieta, um clássico de William
Shakespeare e foram cortejados pelos alunos da Escola Municipal Ayrton Senna da
Silva da 8ª Coordenadoria Regional de Educação, que representavam o duelo das
famílias Capuletos e Montecchios.
Todo o primeiro
setor do desfile as alas representavam as tragédias que William Shakespeare escreveu em suas peças.
O segundo setor
iniciou com a alegoria que trazia MacBeth representado pelos alunos da Escola
Municipal Ruy Carneiro da 5ª Coordenadoria Regional de Educação. Este setor
trouxe nas fantasias das alas a comédia que
William Shakespeare também escreveu em suas peças.
E para finalizar
o desfile a última alegoria trouxe uma representação da peça Megera Domada com
os alunos do CIEP Gilberto Freyre da 8ª Coordenadoria
Regional de Educação.
A plateia recebeu
uma aula completa sobre as peças que William
Shakespeare escreveu ao ver a Escola de Samba Mirim G.R.E.S.M. Corações Unidos
do CIEP passar pela Marquês de Sapucaí. Com o samba “Na dialética do amor, um
traço de Shakespeare na Sapucaí” os
alunos não só cantaram e sim encantaram com as suas fantasias e alegorias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário