quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Projeto Escola de Bamba - Desfile Carnaval 2013


O projeto Escola de Bamba é uma ação educativa com ênfase na cultura popular e que é realizada em etapas que caracterizam a dinâmica de uma agremiação de samba.  A Culminância é o desfile no Carnaval Carioca da Escola de Samba Mirim G.R.E.S.M. Corações Unidos do CIEP. Esta agremiação tem como componentes, os alunos da Rede Pública Municipal de Ensino do Rio de Janeiro.



Este ano os alunos realizaram uma belíssima homenagem ao escritor e dramaturgo inglês William Shakespeare.

A  Escola de Samba Mirim G.R.E.S.M. Corações Unidos do CIEP buscou nas páginas da Literatura Universal as mais sublimes, apaixonantes e envolventes histórias de amor e ódio, com personagens marcantes, muitas vezes parecidos com aqueles que trazemos dentro de nós mesmos.

Todo esse “sonho de amor” foi contado, recriado e dramatizado na Sapucaí, tendo como protagonista um dos melhores imortais de todos os tempos, que tanto mostrou em suas obras o poder do amor sobre a alma humana.

Na letra do Samba-Enredo "Na Dialética do Amor, Um Traço de Shakespeare na Sapucaí", produzido pelos alunos da E. M. Professor Manoel Maurício que integra o quadro das escolas da 9ª Coordenadoria Regional de Educação em Campo Grande, vencedora do concurso de samba-enredo para representar o Carnaval 2013 pela Escola de Samba Mirim G.R.E.S.M. corações Unidos do CIEP, os alunos puderam contar um pouco mais da história de William Shakespeare.

Com cerca de dois mil componentes, três carros alegóricos e onze alas os alunos da Rede Pública Municipal de Ensino do Rio de Janeiro dramatizaram   fascinantes histórias de amor povoadas de personagens humanos, mitológicos, imortais e mágicos que se misturaram, em lugares encantados; histórias que questionaram os valores e os sentimentos humanos.

Na concentração os alunos foram identificados e organizados de acordo com as alas. Com muita responsabilidade e compromisso foram caracterizados por meio de fantasias e maquiados de acordo com o enredo.

  

Na concentração a Secretária Municipal de Educação do Rio de Janeiro, Cláudia Costin pode apreciar a empolgação dos alunos e tirou várias fotos com os componentes.


Já no início desfile a Comissão de frente representava a Dialética do amor x Ódio com alunas da escola Municipal Professor Augusto Motta da 4ª Coordenadoria Regional de Educação.



No carro abre alas alunos do Núcleo de Arte Grande Otelo da 6ª Coordenadoria Regional de Educação representavam a peça Hamlet.



O primeiro casal de mestre sala e porta bandeira evoluíram por toda a Sapucaí com a fantasia Romeu e Julieta, um clássico de  William Shakespeare e foram cortejados pelos alunos da Escola Municipal Ayrton Senna da Silva da 8ª Coordenadoria Regional de Educação, que representavam o duelo das famílias Capuletos e Montecchios.




Todo o primeiro setor do desfile as alas representavam as tragédias que  William Shakespeare escreveu em suas peças.

O segundo setor iniciou com a alegoria que trazia MacBeth representado pelos alunos da Escola Municipal Ruy Carneiro da 5ª Coordenadoria Regional de Educação. Este setor trouxe nas fantasias das alas a comédia que  William Shakespeare também escreveu em suas peças.



E para finalizar o desfile a última alegoria trouxe uma representação da peça Megera Domada com os alunos  do CIEP Gilberto Freyre da 8ª Coordenadoria Regional de Educação.

A plateia recebeu uma aula completa sobre as peças que  William Shakespeare escreveu ao ver a Escola de Samba Mirim G.R.E.S.M. Corações Unidos do CIEP passar pela Marquês de Sapucaí. Com o samba “Na dialética do amor, um traço de Shakespeare na Sapucaí”  os alunos não só cantaram e sim encantaram com as suas fantasias e alegorias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário