quarta-feira, 21 de maio de 2014

2º Encontro com Professores no Museu de Arte do Rio - Projeto Escola e Museu: Espaço Interativo de Educação e Arte em Novos Saberes.


No dia 05 de abril de 2014, no Museu de Arte do Rio, ocorreu o 2º Encontro com Professores. Esse encontro faz parte de uma das ações planejadas do Projeto Escola e Museu: Espaço Interativo de Educação e Arte em Novos Saberes.



O público-alvo foram os Professores, Diretores e Coordenadores Pedagógicos das Escolas com  alunos do 8º ano, com Projeto Fênix que participarão do Circuito de Visitas Interativas a alguns espaços culturais como Museus ou Centros Culturais.

No 2º Encontro com Professores, todos os presentes iniciaram a manhã sendo apresentados à programação do encontro pela Coordenadora da Equipe de Extensividade da Secretaria Municipal de Educação, Profª Denise Palha. A Profª Denise Palha fez um breve resumo das ações que envolverão o Projeto para professores que não estiveram presentes no 1º Encontro com Professores.

A profª Janete Martins do Ginásio Experimental Carioca Rivadávia Correa, da 1ª Coordenadoria Regional de Educação, foi convidada para relatar a experiência vivenciada no Projeto no ano anterior. A mesma apresentou o material feito pelos alunos e um vídeo construído com a turma que participou do projeto.

Em seguida a Representante do Setor Educativo do Museu de Arte do Rio, Mara Pereira, foi convidada para dar as instruções sobre a oficina que seria desenvolvida logo a seguir.

O grupo de professores foi dividido em 5 (cinco ) subgrupos, onde representantes de cada instituição envolvida no Circuito de Visitas Interativas passou a coordenar.

Cada grupo sorteou três papéis com: um tipo de lugar, um tema e uma ação para ser feita a partir da relação entre o lugar e o tema. Logo após o sorteio os grupos tinham 1h e 30min para deslocamento e cumprir com o desafio recebido. 

Os grupos foram deslocados para diversos lugares no Museu de Arte do Rio como por exemplo: banheiro no térreo, varanda no terraço, exposição imaginário,  ficar na própria sala da reunião e visita à  exposição do 5º andar.

Após a atividade o grupo  foi reunido na sala de reunião para realizar uma apresentação do resultado final da atividade.



Muitos professores interagiram neste momento e relataram um pouco das  expectativas que trazem para o projeto. Os professores presentes receberam o Circuito Interativo das visitas as instituições parceiras.



Essa oficina teve como objetivo, além de trabalhar a Arte, Cidade, História e Memória/patrimônio, aproximar as Instituições dos professores que participarão do Projeto Escola e Museu: Espaço Interativo de Educação e Arte em Novos Saberes, rompendo assim paradigmas de distanciamento.
  

Os agendamentos das visitas interativas aos Museus e Centros Culturais já foram encaminhados às Coordenadorias Regionais de Educação, tendo início a partir do dia 7 de abril de 2014 nas Instituições: Museu de Arte do Rio, Museu Casa do Pontal, Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica, Instituto Moreira Salles, Museu Nacional e  Centro Cultural Banco do Brasil.

Ao final da manhã todos receberam informações sobre o circuito e receberam um link de acesso para avaliação dos dois Encontros de Professores realizados.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário