terça-feira, 10 de junho de 2014

Ambienta Rio: A escola faz a diferença

No período de 2 a 6 de junho de 2014 Unidades Escolares da Rede Pública Municipal de Ensino do Rio de Janeiro, celebraram a semana do meio ambiente, com variadas atividades a cerca do tema.


 No mês de maio de 2014 foi divulgado o Projeto Ambiental Rio: A escola faz a diferença, para todas as escolas da Rede Pública Municipal de Ensino. O projeto Ambienta Rio tem como proposição geral o “Ano Internacional da Agricultura Familiar”, temática recomendada pela FAO – Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura. Nos espaços educativos, educadores e alunos apresentaram com criatividade e protagonismo seu trabalho cotidiano na Educação Ambiental.

As unidades escolares preencheram uma ficha de inscrição online descrevendo as ações que estariam realizando ao longo da semana do meio ambiente. Atividades como: pesquisa, confecções de painéis, peças teatrais, plantio de sementes, gincanas e etc. foram algumas das ações propostas pelas unidades escolares.

No mesmo mês de maio foi publicado o informativo Ambiente em Rede que tratou de uma edição especial elaborado pela equipe da E/SUBE/CED – Extensividade, que abordou o tema proposto, com o objetivo de subsidiar o projeto Ambienta Rio: A escola faz a diferença.

Ao longo da semana do Meio Ambiente algumas unidades escolares foram visitadas pela equipe de Extensividade,  a fim de acompanhar as ações desenvolvidas no Projeto Ambienta Rio: A escola faz a diferença.

Muitas unidades escolares encaminharam fotos das atividades desenvolvidas assim como pequenos relatos das ações.

No GEO Juan Saramanch, da 1°Coordenadoria Regional de Educação , os alunos realizaram uma animada gincana.






Na E.M. General Mitre, da 1ª Coordenadoria Regional de Educação, as turmas 1301 e 1302 realizaram o plantio de temperos variados com o objetivo de incentivar esse hábito saudável para a Comunidade Escolar  assim como os benefícios que esta ação traz. Por meio de conversas e demonstrações à Comunidade Escolar participou de oficinas de como plantar e cuidar de suas plantinhas.




Na E.M. Josué de Sousa Montello, da 1ª Coordenadoria Regional de Educação, a unidade escolar realizou um projeto de alimentação saudável, onde foi priorizada ações de estímulo à adoção de novos  hábitos, por meio de atividades. Foi usado como norteador do trabalho, a declaração da ONU em 2014, sobre o ano internacional da agricultura familiar.

Foram expostos durante essa  semana,  trabalhos que colocaram em prática todas as ações pedagógicas feitas em sala de aula assim como variados temas sobre o Meio Ambiente.

Também foi estabelecida uma parceria com o SESC para uma atividade ligada a alimentação, com a presença de nutricionistas, estimulando as crianças por meio de um jogo onde era colocado em prática todos os conteúdos aplicados em sala de aula.













No EDI Parque da Alegria a turma EI -31 após a leitura do livro “A cesta da Dona Maricota” confeccionou sanduíches com alface,  tomates, cenoura e  beterraba a mesma turma também confeccionou carimbos com folhas de árvore a partir da história O planeta colorido.



A turma EI-12 trabalhou com parlendas do livro “Salada, saladinha”. Com o objetivo de trabalhar os sentidos, os alunos nesta atividade deveriam descobrir  o nome dos alimentos com os olhos vendados.




A turma EI-41 preparou suco de maçã na sala de aula, montou uma macieira e trabalhou a cor vermelha, contagem e a visualização dos numerais de 1 à 10.  



Na E.M. São Paulo, da 4° Coordenadoria Regional de Educação, os alunos montaram uma exposição com painéis e realizaram variadas atividades ao longo da semana a cerca do tema Alimentação Saudável.










Na E.M. Chile, da 4° Coordenadoria Regional de Educação, os alunos montaram uma exposição com pesquisas em cartazes sobre agricultura familiar.





Na E.M.Paraíba, da 6° Coordenadoria Regional de Educação, os alunos realizaram o plantio de sementes.










Este projeto não é uma ação específica para está semana do meio ambiente, pois a educação ambiental deve estar incorporada nas ações cotidianas das unidades escolares.

Parabéns para todas as unidades escolares que participaram do Projeto Ambienta Rio: A escola faz a diferença e que  mobilizam seus alunos em ações sobre a Educação Ambiental.




Nenhum comentário:

Postar um comentário