segunda-feira, 19 de maio de 2014

1º Encontro com Professores no Centro Cultural Banco do Brasil- Projeto Escola e Museu: Espaço Interativo de Educação e Arte em Novos Saberes


No dia 29 de março de 2014, professores, coordenadores pedagógicos, diretores das Unidades Escolares com alunos do 8º ano, com Projeto Fênix e Representantes das Gerências de Educação das Coordenadorias Regionais de Educação participaram do 1º Encontro com Professores do Projeto "Escola e Museu: Espaço Interativo de Educação e Arte em Novos Saberes".



O Encontro ocorreu no Centro Cultural Banco do Brasil durante toda a manhã. Logo na chegada todos os participantes,  foram acolhidos pelo Setor Educativo, que recebeu o grupo após o coffee break com uma atividade de contação de intitulada “O Cortejo”.

Após a recepção calorosa do Setor Educativo, todos foram  apresentados ao projeto "Escola e Museu: Espaço Interativo de Educação e Arte em Novos Saberes", e as ações que  farão parte do projeto no ano de 2014.

A apresentação do Projeto foi realizada pela Coordenadora do Setor de Extensividade da Secretaria Municipal de Educação, Profª  Denise Palha, que iniciou a apresentação citando a importância do projeto que tem por objetivo promover a articulação de saberes, por meio do acesso de professores e alunos a equipamentos culturais da cidade do Rio de Janeiro.



 Para finalizar a apresentação do projeto, foi exposto que, ao final do Circuito de Visitas Interativas aos Museus e Centros Culturais, será organizado o II Seminário “Conexões Escola e Museu” , onde ocorrerá  uma mesa redonda para relato de experiências de três unidades escolares, assim como de um representante dos Museus / Centro Culturais.

Nesse mesmo dia, será organizada uma belíssima exposição com banners confeccionados por todas as Unidades Escolares participantes, onde as mesmas farão um breve registro da participação dos alunos no Circuito de Visitas Interativas.

 A profª Sandra Vallim da Escola Municipal Joaquim Nabuco, da 2ª Coordenadoria Regional de Educação foi convidada para relatar a experiência vivenciado com o Projeto no ano anterior, no Ginásio Experimental Carioca Epitácio Pessoa, da mesma coordenadoria Regional de Educação. A mesma relatou a importância do Projeto para cultura dos alunos e o impacto na referida ação ao longo do Circuito Interativo.



Em seguida todas as Instituições que participarão do Circuito de Visitas Interativas como Centro Cultural Banco do Brasil, Museu Casa do Pontal, Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica, Instituto Moreira Salles e Museu de Arte do Rio, realizaram apresentações sobre a inserção dos mesmos durante o projeto.

Todos puderam apreciar um pouco do mais variado trabalho que cada instituição oferecerá aos professores e alunos durante as visitas interativas.

O Museu de Arte do Rio, representado por Mara Pereira, apresentou as diretrizes para as visitas interativas, algumas ações desenvolvidas pela instituição, além do procedimento de agendamento das Unidades Escolares.



O Museu Casa do Pontal, representado por Juliana Prado, apresentou por meio de um vídeo as visitas teatralizadas que são realizadas na instituição, assim como um belíssimo material que cada Unidade Escolar visitante levará para trabalhar com os alunos após a visita interativa.



O Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica, representado por Mayara Manhães, relatou um pouco da inserção no projeto, e das visitas interativas que abordarão sobre a história do prédio do Centro de Arte e do entorno da Praça Tiradentes.



O Instituto Moreira Salles, representado por Álea Almeida, listou um pouco do acervo fotográfico que a instituição possui, além de apresentar por meio do  Power Point imagens da casa e do jardim.  A Instituição também apresentou o site e o blog que auxiliam nas visitas interativas e onde os professores poderão acessar os endereços eletrônicos como meio de preparação da visita.



O Museu Nacional, representado pela professora Andrea Costa, apresentou o acervo da instituição, por meio de imagens e fez uma breve observação sobre o guia de visitação distribuído aos professores.



Para finalizar, o Centro Cultural Banco do Brasil, representado pela Profª Juliana Rodrigues, apresentou aos professores as exposições que poderão ser visitadas durante o projeto.



 Ao final todos os presentes receberam um kit com materiais diversos das instituições envolvidas, assim como cópias do projeto.

No dia 05 de abril de 2014 ocorrerá  o 2º Encontro com Professores no Museu de Arte do Rio, na Praça Mauá, 5 – Centro, das 9h às 13h. Para este 2º Encontro, será realizada uma oficina prática com os professores participantes do projeto "Escola e Museu: Espaço Interativo de Educação e Arte em Novos Saberes".

Representante do Rioeduca na E/SUBE/CED-Extensividade: Krisna Santos
Contatos: krisnasantos@rioeduca.net
Facebook: Krisna Santos
Twitter: @Krisnaleone

Telefones: 2976-2336 ou 2976-2291

Nenhum comentário:

Postar um comentário