segunda-feira, 29 de abril de 2013

Lançamento Regional do Projeto Estrada para Cidadania 2013


No dia 26 de abril de 2013 ocorreu o Lançamento Regional do Programa Estrada para Cidadania 2013 em uma Cerimônia no Museu de Arte Contemporânea. O projeto tem por objetivo a formação de professores de 4º e 5º ano em Segurança no Trânsito, Cidadania e Educação Ambiental, por meio de ações socioeducativas em parceria com a CCR-Ponte.


Todos os presentes tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais as atribuições da parceira CCR-Ponte, por meio de um vídeo institucional.


Foram apresentados alguns dados referentes ao Programa Estrada para Cidadania ao longo dos anos de 2011 e 2012. Como o total de alunos que foram atendidos ao longo de 2011 no Município do Rio de Janeiro cerca de 4000 alunos e em 2012 o programa mantêm ações no Município do Rio de Janeiro e estende-se ao Município de São Gonçalo  totalizando cerca de 11000 alunos atingidos.

Para 2013 são mantidas as ações nos Municípios do Rio de Janeiro e São Gonçalo inicia ações no Município de Niterói. Como meta o Programa Estrada para Cidadania 2013 pretende alcançar 18000 alunos e 600 professores nos três municípios.

Na cerimônia foram apresentada as ações realizadas pelo Programa Estrada para Cidadania por meio de vídeo, são elas: Lançamento Nacional no município de São Paulo, Lançamento Regional, três oficinas para os professores, uma oficina em braile aproximadamente no mês de junho, blitz educativa para entrega das cartas produzidas pelos alunos no pedágio da Ponte Rio- Niterói, concurso com premiação e evento para encerramento.
No Município do Rio de Janeiro o Programa início em 2011 com cerca de 2500 alunos atendidos, em 2012 com cerca de 4500 alunos e para 2013 a meta é manter os 4500 alunos atendidos.

As novidades do Programa Estrada para Cidadania 2013 será a inclusão do material em forma digital que está sendo realizado em parceria com o Banco  Internacional de Desenvolvimento - BID e a participação na Bienal do Livro no mês de Setembro.

Para o ano de 2013 o Programa Estrada para Cidadania trabalhará as ações visando os 4Rs ( Reciclar, Reproduzir, Reutilizar e Repensar).
Ao longo da cerimônia os representantes dos Municípios do Rio de Janeiro, São Gonçalo e Niterói fizeram um pequeno depoimento sobre a importância do projeto para os municípios.


Representando o Município do Rio de Janeiro esteve presente a professora Cláudia Reis que citou um provérbio Africano “É necessária toda uma tribo para educar uma única criança”, embasada nessa citação foi dita a importância do trabalho desenvolvido por meio do Programa Estrada para Cidadania nas Unidades Escolares da 1ª Coordenadoria Regional de Educação.


No encerramento da cerimônia todos os presentes tiveram a oportunidade de assistir a peça “Fazer o Bem” que estará sendo realizadas nas Unidades Escolares em 2013 com a Companhia de Teatro Vip.


Nenhum comentário:

Postar um comentário