sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Comitê de Gênero - Mulheres do Meu Rio

Comitê de Gênero da Educação

Criado com o intuito de fomentar a política de gênero no âmbito da Educação Municipal, o Comitê de Gênero da Educação atua, desde 2007, na promoção da ação/reflexão acerca da construção histórica dos direitos humanos, visando  à equidade de gênero. Neste sentido, entende-se que é papel da educação promover debates que rejeitem as práticas sexistas, reconhecendo que os direitos são para serem exercidos por todos: homens e mulheres.

O Comitê de Gênero da Educação é um grupo constituído por professore/as representantes das onze Coordenadorias Regionais de Educação, bem como de setores do nível Central da Secretaria Municipal de Educação. Esta iniciativa tem como objetivos promover a formação continuada de educadores/as da Rede Pública Municipal de Ensino do Rio de Janeiro e envolver as equipes técnico-pedagógicas da SME na discussão e implementação de ações, que se constituem suporte para uma Política Municipal de Gênero. 

Mulheres do Meu Rio

O curso visou abordar a trajetória de mulheres que se tornaram destaque na história do Rio, nos 450 anos de sua existência. 
O curso foi  realizado em quatro etapas, nos dias 20/05; 24/06; 03/07 e 21/08. 

No 1º Dia o tema abordado foi: "Afinal o que é gênero? Novos arranjos familiares." A palestrante foi  a Profª Cláudia Reis, do Colégio Pedro II. 

No 2° Dia de evento o tema abordado foi: “Mulher mais política, mais poder”. A palestrante foi a Profª e Subsecretária da Secretaria de Políticas para Mulheres: Helena Piragibe. 

No 3º Dia com a palestrante Ana Rocha, Secretária da Secretaria de Políticas para Mulheres, o tema abordado foi:  “Autonomia Econômica; Mulher e Trabalho”.


No 4º e último dia contamos com a presença de Tânia Bastos, vereadora e autora da Lei nº 5439/2014, que institui programas e diretrizes com objetivo de diminuir os índice de violência contra a mulher na nossa cidade.  



         1º Dia o tema abordado foi: "Afinal o que é gênero? Novos arranjos familiares." A        palestrante foi  a Profª Cláudia Reis. 20/05


         2º Dia de evento o tema abordado foi: “Mulher mais política, mais poder”. A palestrante foi a Profª e Subsecretária da Secretaria de Políticas para Mulheres: Helena Piragibe (24/06).

    
   3º Dia com a palestrante Ana Rocha, Secretária da Secretaria de Políticas para Mulheres, o tema abordado foi:  “Autonomia Econômica; Mulher e Trabalho”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário