quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Projeto Mapeamento Digital Liderado por Adolescentes e Jovens

O Projeto é uma iniciativa do UNICEF, desenvolvida no âmbito da Plataforma dos Centros Urbanos, com a parceria de: Cedaps - Centro de Promoção da Saúde,  MIT - Instituto de Tecnologia de Massachussets,  iLab América Latina - InSTEDD,   Public Lab, Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Educação de Maceió e  Secretaria Municipal de Educação de Manaus.A partir de 2014, a iniciativa vem sendo ampliada para novos contextos e está sendo implementada em  escolas do Rio de Janeiro, Maceió e Manaus.

As Escolas da Rede Municipal de Ensino que estão participando do Projeto, são: GEO Juan Antonio Samaranch (1ª CRE), Ciep Professor Darcy Ribeiro (9ª CRE), Escola Municipal Odilon de Andrade e Escola Municipal Maestro Francisco Mignone (4ª CRE).


A metodologia do Mapeamento vem sendo aprimorada no Brasil desde 2011. Inicialmente visando riscos socioambientais, a metodologia agora passou a ser aplicada a novos contextos: ao convidar Escolas Municipais para utilizarem a metodologia como uma ferramenta pedagógica, novos territórios, temas e realidades passam a ser retratadas e não necessariamente um ambiente comunitário, colocando à disposição de ainda mais pessoas as grandes oportunidades de transformação positiva trazidas pela iniciativa.

Entre as atividades realizadas destacam-se: campanhas de sensibilização, mutirões de limpeza, reorganização dos pontos de coleta de lixo pela empresa de limpeza urbana, obras públicas para contenção de encostas e melhorias, e até mesmo a implantação de um projeto de logística reversa e reciclagem de resíduos sólidos. 

A experiência contribuiu para fortalecer a ferramenta como tecnologia social. Hoje podemos apresentá-la como um projeto de inovação, protagonismo juvenil, reconhecimento do território e produção de conhecimento.

No Mapeamento Digital Liderado por Adolescentes e Jovens, a transformação do ambiente em que vivem tem início com a realização da Oficina de Mapeamento. A partir dessa oficina, o mapeamento ocorre em cinco etapas: 
(1) alinhamento sobre o tema; 
(2) elaboração dos roteiros de mapeamento; 
(3) mapeamento de campo; 
(4) análise dos mapas;  
(5) elaboração do Plano de Ação, que inclui a definição conjunta de prioridades e objetivos.























O CEDAPS e inSTEDD iLab América Latina realizaram, no Rio de Janeiro, uma reunião no dia 23 de setembro de 2015 entre parceiros governamentais, internacionais e da sociedade civil. O objetivo desta reunião é apresentar o desenvolvimento da iniciativa no Rio de Janeiro e refletir sobre as possibilidades de expansão geográfica e temática da mesma.









Nenhum comentário:

Postar um comentário