quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Reunião Convênio IBEU - Prefeitura

No dia 25 de setembro de 2013, representantes das Gerências de Educação das Coordenadorias Regionais de Educação e os diretores das Unidades Escolares Polos, que acolhem em uma de suas salas de aula, turmas para o ensino da língua Inglesa ministradas por professores do curso IBEU, foram convidados para uma reunião com o objetivo de estreitar laços e planejar algumas ações visando melhorias.



A reunião ocorreu no auditório da filial de Copacabana, na Rua Nossa Senhora de Copacabana nº 690, 2º andar.

A referida ação faz parte da parceria do IBEU com a Secretaria Municipal de Educação, onde é concedido 2.000 bolsas de ensino de inglês em diversas unidades escolares. Os professores são do próprio IBEU e o material didático é cedido pela editora Cambridge University Press.

A reunião iniciou com a Profª Denise Palha, Coordenadora da Equipe de Extensividade, que este ano acompanha as ações nas unidades escolares acerca do convênio.  Todos foram apresentados as representantes e coordenadoras do IBEU, Elisa e Samara Camilo.





Um breve resgate histórico de quando o convênio iniciou na Rede Pública Municipal de Ensino foi relatado pela Coordenadora do IBEU Samara Camilo. Todos tiveram acesso às informações de como o convênio ocorre nas unidades escolares e qual a atribuição de cada parte envolvida na referida ação: Coordenadoria Regional de Educação, Unidade Escolar, Professor, Aluno x Família.



A ação é desenvolvida em 68 (sessenta e oito)  unidades escolares totalizando 138 (cento e trinta e oito ) turmas. São oferecidos 3 anos de cursos para alunos do 6º ao 9º anos, distribuídos em: Basic 1 (alunos do 6º e 7º anos), Basic 2 e Basic 3.

As aulas tem duração de 75 minutos cada, que ocorrem no contraturno dos alunos duas vezes por semana.

Na reunião os diretores também viram por meio de registros fotográficos as ações que são desenvolvidas com os alunos fazendo alusão ao uso da língua inglesa, com atividades lúdicas que envolvem o cotidiano do aluno estimulando a conversação no idioma.

A Coordenadora Samara Camilo relatou algumas histórias de sucesso de alunos da Rede Pública Municipal de Ensino, que participaram do convênio e pelo ótimo desempenho receberam oportunidades de avançar no conhecimento da língua inglesa.

Um dos relatos foi do aluno Vinícius Santana Figueira da Silva, aluno da Rede Pública Municipal de Ensino em 2008, concluiu o Basic 3 na Escola Municipal Governador Carlos Lacerda – 7ª Coordenaria Regional Educação. O mesmo pelo ótimo desempenho que teve no curso e por ter sido aluno da Rede Pública Municipal de Ensino foi convidado em 2011 para ingressar no Access Microscholarship Program, na filial do IBEU de Copacabana.



O aluno ficou em 2011 e 2012 na filial do IBEU de Copacabana e este ano durante os dias 1º a 12 de julho o aluno Vinicius Santana Figueira da Silva foi convidado para realizar intercâmbio em YLCL (Youth Community Leadership Challenge Camp) University of Maryland – Baltimore. Lá o aluno praticou o idioma e pode vivenciar um pouco da cultura americana com mais cinco integrantes de Curso IBEU do Rio de Janeiro.

Todos os representantes das Coordenadorias Regionais de Educação receberam um Kit com o material que e distribuído aos alunos durante os três anos do curso.



Ao final os diretores sugeriram ações para manter o fluxo de alunos inscritos no curso ao longo dos três anos.

Aos interessados em conhecer um pouco mais da ação entre em contato com a Gerência de Educação da Coordenadoria Regional de Educação da área de abrangência, para maiores esclarecimento e conhecimento da localização das Unidades Escolares Polos que oferecem o ensino da língua inglesa com professores, metodologia  e livros do IBEU.




Nenhum comentário:

Postar um comentário