quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Projeto Escola Museu no GEC Rodrigues Alves - 7ª CRE. Visita Interativa à Casa Daros

No dia 6 de setembro o GEC Rodrigues Alves, da 7ª Coordenadoria Regional de Educação, realizou mais uma visita interativa referente ao Projeto Escola e Museu: Espaço Interativo de Educação e Arte em Novos Saberes.


Neta manhã os alunos da turma 1801 visitaram a Casa Daros. Nesta visita todos apreciaram uma diversidade de obras de arte contemporânea colombiana.

Na chegada os alunos foram reunidos no pátio da instituição onde as mediadoras Ester Cortes e Eloísa abordaram variados assuntos referente a fotografia, as expectativas dos alunos nas exposições que irão visitar assim como um pouco da história da arquitetura do prédio em que a instituição está instalada.



Todos apreciaram alguns detalhes da fachada principal com fotografias e algumas perguntas as mediadoras acrescentaram algumas informações sobre a casa, uma delas o ano de construção da casa que foi 1866.



Após as mediadoras ouvirem as expectativas dos alunos, que já traziam um conhecimento prévio do que encontrariam na instituição. Todos iniciaram a visita apreciando a exposição “Eclipse”, que foi um dos interesses dos alunos expostos no pátio.

Neste momento todos entraram em uma sala totalmente escura e apreciaram imagens da área externa invertida por meio de espelhos. Após a visita, o grupo foi reunido e relataram a experiência vivenciada na exposição do artista Oscar Muñoz, com as mediadoras.



Na próxima galeria visitada pelos alunos, os mesmos foram divididos em dois grupos, para conhecer a obra do “Caixão de Lego” que era interesse do grupo manifestado no início da visita.



O primeiro grupo conheceu a obra de Fernando Arias, que é uma homenagem às crianças da guerra das drogas, e depois de observarem a riqueza de detalhes da obra, realizou uma breve apresentação para o segundo grupo. Os alunos levantaram algumas hipóteses como a obra teria sido feita, sobre o que o artista queria transmitir com a mesma e principalmente a paciência do artista em construir a obra com Lego.

Na galeria seguinte com vídeoinstalações do artista Oscar Muñoz, os alunos ficaram impressionados com as imagens refletidas nas telas e de como o artista fez para filmar as imagens que eram expostas. As mediadoras combinaram de levar os alunos, ao final no laboratório que existe na Casa Daros. Lá os visitantes podem conhecer um pouco mais do processo de criação das obras da exposição que está em cartaz.



Um momento muito emocionante da visita foi quando os alunos visitaram a obra “Musa Paradisíaca”, uma instalação de José Alejandro Restrepo, que reconstrói os massacres que ocorreram em plantações de bananas. Nesta galeria os alunos experimentaram algumas sensações, pois a sala estava um pouco escurecida e tinha cachos de bananas secas   pendurados no teto. Ao final de cada penca uma imagem era refletida em espelhos e mostrava o massacre em plantações de bananas.



Ao fundo da sala todos assistiram alguns relatos de sobreviventes do massacre. Alguns alunos ficaram emocionados com o relato apresentados nos vídeo.



Para finalizar o grupo foi reunido e todos falaram um pouco sobre a exposição visitada, e foram convidados a visitar o laboratório para conhecerem um pouco mais o processo de criação dos artistas.




Os alunos interagiram durante toda a visita, pois um trabalho prévio à visita já tinha sido realizado por professores da turma.  Todos receberam folders da Exposição e foram convidados a voltarem na instituição em outros momentos com familiares.


A visita deixou várias sementes em cada aluno sobre a arte contemporânea latinamerica além de reflexões sobre o povo colombiano.


Nenhum comentário:

Postar um comentário