No dia 26 de junho de 2013, professores da Rede Pública Municipal de Ensino , participaram do 2º Minicurso “Um olhar verde sobre a cidade” no Centro de Educação Ambiental do Parque Nacional da Tijuca – CEAMP.
O minicurso tem como objetivo abordar assuntos relevantes a Educação Ambiental com professores da Rede Pública Municipal de Ensino com palestra e debates.
Representante da Fundação Rio-águas, Engenheira Georgiane Costa , representante da Gerência de Unidade de Conservação, Professora Sônia Peixoto além de um representante da Secretaria de Meio Ambiente , engenheiro Alexandre De Bonis realizaram palestras acerca do tema do minicurso.
O palestrante Alexandre De Bonis, da Secretaria de Meio Ambiente iniciou o minicurso abordando o tema recursos hídricos. Neste momento houve um esclarecimento sobre a FMP, Faixa Marginal de Proteção, que é uma área no entorno dos rios, lagos e lagoas que deveriam ser protegidas e não povoadas. Por não haver um planejamento habitacional, muitas dessas áreas são ocupadas, ocasionando inundações e enchentes.
Ao longo da palestra vários assuntos foram abordados de acordo com a demanda dos professores presentes, como: planejamento para utilização de recursos naturais, captação de chuva.
Para a captação de chuva é necessário ter um projeto para aprovação da Rio-Águas.
A palestrante Georgiane Costa, representante da Fundação Rio-Águas, abordou assuntos referentes aos rios e suas obras. Foram apresentados alguns projetos para sanear problema das enchentes. Foram esclarecidos alguns questionamentos da plateia sobre o percurso de alguns rios e suas possíveis subdivisões.
A representante da Gerencia de Unidade de Conservação, a palestrante Sônia Peixoto, abordou as unidades de conservações. Essa unidades de conservação são áreas naturais protegidas como reservas biológicas e parques naturais.
Para o segundo semestre estão sendo organizados mais dois encontros com professores da Rede Pública Municipal de Ensino, que concluirão o Minicurso com a profª Jaqueline Girão da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Nos meses de agosto e outubro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário