No dia 10 de agosto de 2013,
no Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica, ocorreu no 2º Encontro de Formação
de Professores referente ao Projeto Escola e Museu: Espaço Interativo de Educação
e Arte em Novos Saberes.
O encontro faz parte de uma
das ações planejada do Projeto Escola e Museu: Espaço Interativo de Educação e
Arte em Novos Saberes. O público alvo foram os professores, diretores ou
coordenadores pedagógicos dos Ginásios Experimentais Cariocas que participarão do Circuito de visitas interativas a alguns espaços culturais como Museus ou Centros Culturais.
Neste último dia de formação
todos os presentes iniciaram a manhã sendo apresentados à programação desse 2º
encontro, pela Coordenadora da Equipe de Extensividade, da Secretaria Municipal de Educação, Profª Denise Palha, que falou sobre a oficina prática, que todos farão, envolvendo temas sugeridos pelo grupo de
professores, por meio de um formulário diagnóstico preenchido previamente .
Todos os presentes foram subdivididos
em três grupos, por meio de pulseiras distribuídas de modo aleatório nas cores
azul, vermelha e verde. Representantes das instituições parceiras juntamente
com pessoas dos respectivos setores educativos também foram reagrupados nos
três grupos, de modos a serem mediadores durante a oficina.
Após a divisão, todos os
participantes foram acompanhados para três espaços diferentes. Sendo no 1º
andar, todos os participantes tinham pulseiras azuis e eram coordenados por
representantes do Centro Cultural Banco do Brasil e Museu Nacional.
No 2º andar, todos os
participantes tinham pulseiras vermelhas e eram coordenados por representantes
do Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica e Casa Daros.
No 3º andar, todos os
participantes tinham pulseiras verdes e eram coordenados por representantes do Museu
Casa do Pontal , Museu de Arte do Rio e Instituto Moreira Salles.
Na oficina foi proposto, ao
grupo de professores, um jogo que envolveria os temas de Arte, História e
Memória/Patrimônio. Para iniciar o jogo cada equipe montou um mapa da cidade do
Rio de Janeiro que ocupava uma grande parte da sala.
Após a montagem todos
ficaram envolta do mapa. Uma breve apresentação de cada participante da equipe
ocorreu, assim como expectativas com relação ao Projeto.
Em seguida alguns
mediadores das instituições parceiras de
cada equipe explicaram algumas regras do jogo como: uma caixa da cor da equipe
apresentada ao grupo, passará nas mãos de cada participante e o mesmo irá retirar da caixa um papel, que
contém uma pergunta ou reflexão. Cada
participante lerá a pergunta ou reflexão em voz alta e terá um minuto para responder
a pergunta / reflexão, logo após o mesmo terá mais um minuto para escolher algum material
disponibilizado sobre o mapa, para de acordo com a resposta fazer uma
intervenção no mapa.
Foram disponibilizados
alguns materiais como fita adesiva colorida: vermelha, azul e amarela, adesivos
de borboletas e aviões, cola bastão, canetas hidrocor e post-it para as
intervenções. As perguntas que eram retiradas da caixa não poderiam retornar
para a mesma.
As perguntas foram
confeccionadas peãs instituições parceiras e tratava de reflexões acerca dos
temas citados acima.
Neste momento em todas as
equipe os professores faziam referências as suas unidades escolares, refletiam
ações ou memórias do passado, refletiam sobre a história dos bairros dos
Ginásios Experimentais Cariocas ou onde moram assim como espaços que envolvem a arte, encontrados na
cidade do Rio de Janeiro.
Esta oficina teve como
objetivo além de trabalha a Arte, História e Memória/patrimônio aproximar as
Instituições dos professores que participarão do Projeto Escola e Museu: Espaço
Interativo de Educação e Arte em Novos Saberes, rompendo assim paradigmas de
distanciamento.
Ao final todos os mapas com
as devidas intervenções foram expostos em uma sala, onde todas as equipes
puderam reunir-se e apreciar a produção de cada. Um professor representante de cada equipe fez um breve
relato da oficina em seu grupo.
Enquanto todos observavam os
mapas e se acomodavam na sala, uma representante do Museu Casa do Pontal, Juliana
Prado, fez uma breve apresentação da música Cidade Maravilhosa ao som do
cavaquinho.
Na equipe azul, o professor Wagner
Pinheiro, da E.M. André Urani, da 2ª coordenadoria Regional de Educação, relatou
a importância de resgate da memória e da apropriação dos alunos, professores e
cariocas dos Centros Culturais e Museus da cidade do Rio de Janeiro.
Na equipe vermelha, a
professora Adelaide Baroni, da E.M. Mário Casassanta, da 8ª Coordenadoria
Regional de Educação, relatou a importância das visitas interativas pelos
alunos dos Ginásios Experimentais Cariocas como ações motivadoras para
apreciação de diferentes estilos de arte e riqueza de conhecimentos acerca da história e
Memória/patrimônio.
Na equipe verde, o professor
Antonio Pereira, da E.M. Nilo Peçanha, da 1ª Coordenadoria Regional de Educação,
relatou a importância do projeto, pelo hábito que estará sendo construído em
ações repetitivas nos alunos, quando realizarem as visitas aos diferentes
Museus e Centro Culturais da cidade do Rio de Janeiro, no circuito proposto
pelo Projeto.
Para finalizar os relatos a
Coordenadora da equipe de Extensividade, da Secretaria municipal de Educação,
Denise Palha, responsável pela articulação e desenvolvimento do Projeto falou
aos professores que estará sendo encaminhado, um formulário diagnóstico para os
alunos preencherem com as expectativas acerca da participação no Projeto. Assim
como ao final do circuito, os mesmo preencherão uma ficha de avaliação da
participação no projeto.
Ao final todos foram
reunidos no auditório para realização da avaliação dos Encontros de Formação de
Professores, assim como para o recebimento das declarações de participação e
material de divulgação cedido pelo Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica.
Os agendamentos das visitas
interativas aos Museus e Centros Culturais, já foram encaminhados às
Coordenadorias Regionais de Educação, tendo início a partir do dia 15 de agosto
de 2013 nas instituições: Museu de Arte do Rio, Museu Casa do Pontal, Centro
Municipal de Arte Hélio Oiticica, Instituto Moreira Salles, Museu Nacional,
Centro Cultural Banco do Brasil e Casa Daros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário