domingo, 11 de agosto de 2013

2ª Encontro de Formação de Professores - Projeto Escola e Museu: Espaço interativo de educação e arte em novos saberes

No dia 10 de agosto de 2013, no Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica, ocorreu no 2º Encontro de Formação de Professores referente ao Projeto Escola e Museu: Espaço Interativo de Educação e Arte em Novos Saberes.



O encontro faz parte de uma das ações planejada do Projeto Escola e Museu: Espaço Interativo de Educação e Arte em Novos Saberes. O público alvo foram os professores, diretores ou coordenadores pedagógicos dos Ginásios Experimentais Cariocas que participarão do Circuito de visitas interativas a alguns espaços culturais como Museus ou Centros Culturais.

Neste último dia de formação todos os presentes iniciaram a manhã sendo apresentados à programação desse 2º encontro, pela Coordenadora da Equipe de Extensividade, da Secretaria Municipal de Educação, Profª Denise Palha, que falou sobre a oficina prática, que todos farão, envolvendo temas sugeridos pelo grupo de professores, por meio de um formulário diagnóstico preenchido previamente .



Todos os presentes foram subdivididos em três grupos, por meio de pulseiras distribuídas de modo aleatório nas cores azul, vermelha e verde. Representantes das instituições parceiras juntamente com pessoas dos respectivos setores educativos também foram reagrupados nos três grupos, de modos a serem mediadores durante a oficina.

Após a divisão, todos os participantes foram acompanhados para três espaços diferentes. Sendo no 1º andar, todos os participantes tinham pulseiras azuis e eram coordenados por representantes do Centro Cultural Banco do Brasil e Museu Nacional.

No 2º andar, todos os participantes tinham pulseiras vermelhas e eram coordenados por representantes do Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica e Casa Daros.


No 3º andar, todos os participantes tinham pulseiras verdes e eram coordenados por representantes do Museu Casa do Pontal , Museu de Arte do Rio e Instituto Moreira Salles.

Na oficina foi proposto, ao grupo de professores, um jogo que envolveria os temas de Arte, História e Memória/Patrimônio. Para iniciar o jogo cada equipe montou um mapa da cidade do Rio de Janeiro que ocupava uma grande parte da sala.

Após a montagem todos ficaram envolta do mapa. Uma breve apresentação de cada participante da equipe ocorreu, assim como expectativas com relação ao Projeto. 



Em seguida   alguns mediadores das instituições parceiras  de cada equipe explicaram algumas regras do jogo como: uma caixa da cor da equipe apresentada ao grupo, passará nas mãos de cada participante  e o mesmo irá retirar da caixa um papel, que contém uma pergunta  ou reflexão. Cada participante lerá a pergunta ou reflexão em voz alta e terá um minuto para responder a pergunta / reflexão, logo após o mesmo terá mais um minuto para escolher algum material disponibilizado sobre o mapa, para de acordo com a resposta fazer uma intervenção no mapa.

Foram disponibilizados alguns materiais como fita adesiva colorida: vermelha, azul e amarela, adesivos de borboletas e aviões, cola bastão, canetas hidrocor e post-it para as intervenções. As perguntas que eram retiradas da caixa não poderiam retornar para a mesma.

As perguntas foram confeccionadas peãs instituições parceiras e tratava de reflexões acerca dos temas citados acima.

Neste momento em todas as equipe os professores faziam referências as suas unidades escolares, refletiam ações ou memórias do passado, refletiam sobre a história dos bairros dos Ginásios Experimentais Cariocas ou onde moram assim como  espaços que envolvem a arte, encontrados na cidade do Rio de Janeiro.





Esta oficina teve como objetivo além de trabalha a Arte, História e Memória/patrimônio aproximar as Instituições dos professores que participarão do Projeto Escola e Museu: Espaço Interativo de Educação e Arte em Novos Saberes, rompendo assim paradigmas de distanciamento.

Ao final todos os mapas com as devidas intervenções foram expostos em uma sala, onde todas as equipes puderam reunir-se e apreciar a produção de cada. Um professor  representante de cada equipe fez um breve relato da oficina em  seu grupo.



Enquanto todos observavam os mapas e se acomodavam na sala, uma representante do Museu Casa do Pontal, Juliana Prado, fez uma breve apresentação da música Cidade Maravilhosa ao som do cavaquinho.



Na equipe azul, o professor Wagner Pinheiro, da E.M. André Urani, da 2ª coordenadoria Regional de Educação, relatou a importância de resgate da memória e da apropriação dos alunos, professores e cariocas dos Centros Culturais e Museus da cidade do Rio de Janeiro.



Na equipe vermelha, a professora Adelaide Baroni, da E.M. Mário Casassanta, da 8ª Coordenadoria Regional de Educação, relatou a importância das visitas interativas pelos alunos dos Ginásios Experimentais Cariocas como ações motivadoras para apreciação de diferentes estilos de arte e  riqueza de conhecimentos acerca da história e Memória/patrimônio.



Na equipe verde, o professor Antonio Pereira, da E.M. Nilo Peçanha, da 1ª Coordenadoria Regional de Educação, relatou a importância do projeto, pelo hábito que estará sendo construído em ações repetitivas nos alunos, quando realizarem as visitas aos diferentes Museus e Centro Culturais da cidade do Rio de Janeiro, no circuito proposto pelo Projeto.



Para finalizar os relatos a Coordenadora da equipe de Extensividade, da Secretaria municipal de Educação, Denise Palha, responsável pela articulação e desenvolvimento do Projeto falou aos professores que estará sendo encaminhado, um formulário diagnóstico para os alunos preencherem com as expectativas acerca da participação no Projeto. Assim como ao final do circuito, os mesmo preencherão uma ficha de avaliação da participação no projeto.

Ao final todos foram reunidos no auditório para realização da avaliação dos Encontros de Formação de Professores, assim como para o recebimento das declarações de participação e material de divulgação cedido pelo Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica.


Os agendamentos das visitas interativas aos Museus e Centros Culturais, já foram encaminhados às Coordenadorias Regionais de Educação, tendo início a partir do dia 15 de agosto de 2013 nas instituições: Museu de Arte do Rio, Museu Casa do Pontal, Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica, Instituto Moreira Salles, Museu Nacional, Centro Cultural Banco do Brasil e Casa Daros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário