sábado, 6 de julho de 2013

Apresentação do projeto “Escola e Museu: Espaço interativo de educação e arte em novos saberes”

No dia 02 de julho de 2013 representantes dos Ginásios Experimentais Cariocas e das onze Coordenadorias Regionais de Educação foram convidados para participarem de uma reunião no Museu de Arte do Rio.

Na reunião todos os presentes foram apresentados ao projeto “Escola e Museu: Espaço interativo de educação e arte em novos saberes”.

O Projeto tem por objetivo promover a articulação de saberes, por meio do acesso de professores e alunos a equipamentos culturais da cidade do Rio de Janeiro, como atividade articulada ao desenvolvimento do Currículo.

Para a execução do projeto a Secretaria Municipal do Rio de Janeiro estabeleceu parceria com alguns Museus e Centros Culturais. São eles: o Museu de Arte do Rio, Instituto Moreira Salles, Centro Cultural de Artes Hélio Oiticica, Museu Nacional da Universidade de Federal do Rio de Janeiro, Centro Cultural Banco do Brasil, Casa Daros e Museu Casa do Pontal.









Após uma breve apresentação sobre as ações que envolverão algumas das turmas dos Ginásios Experimentais Cariocas durante os meses de agosto a outubro. As instituições parceiras por meio de seus representantes realizaram uma apresentação das ações desenvolvidas pelos setores educativos de cada uma, assim como parte da programação que será disponibilizada aos alunos e professores durante o período de realização do projeto.

Algumas representatividades das unidades educacionais e Coordenadorias Regionais de Educação interagiram durante as apresentações, além de todos receberem materiais de divulgação da programação das instituições participantes do projeto, para motivarem a participação e visita de professores aos espaços culturais.

No início do mês de agosto está sendo programada uma ação de formação continuada com os professores participantes das unidades educacionais e as instituições parceiras. Esta ação antecederá as visitas interativas os espaços culturais no projeto “Escola e Museu: Espaço interativo de educação e arte em novos saberes”.
Ao final foram apresentadas datas para formação com os professores dos Ginásios Experimentais Cariocas, que realizarão com os alunos da Rede Pública Municipal de Ensino um circuito de visitas interativas nas sete instituições parceiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário