terça-feira, 11 de junho de 2013

Cerimônia de Lançamento da 20ª Edição do Prêmio COMDEDINE de Pesquisa Escolar

O Prêmio trata de concurso que tem por objetivo fomentar, no âmbito da Rede Pública Municipal de Ensino da Cidade do Rio de Janeiro, a discussão crítica sobre temas afro-brasileiros. Essa iniciativa corrobora com os preceitos da Lei nº 10.639 de 09/01/2003 e com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnicos-Raciais e para o ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, de acordo com a homologação , em 18 de maio de 2004, do Parecer Nº003/2004 do Conselho Nacional de Educação.
No dia 28 de maio de 2013, ocorreu no Núcleo de Arte Leblon o lançamento da 20ª Edição do Prêmio COMDEDINE de Pesquisa Escolar.
Ao chegar todos puderam apreciar uma Exposição sobre os pioneiros do cinema negro, o cineasta Zózimo Bulbul e a atriz Ruth de Souza, assim como personalidades negras que participaram do cinema brasileiro.


Este ano o Prêmio COMDEDINE de Pesquisa Escolar será coordenado pela Equipe de Extensividade, profª Selma Alcântara, onde terá como tema: O cinema brasileiro a luz de personalidades negras, homenageando o cineasta Zózimo Bulbul e a atriz Ruth de Souza. Algumas personalidades também poderão ilustrar a pesquisa como: Milton Gonçalves, Grande Otelo, Zezé Motta, Antonio Pitanga, Antonio Pillar, Antonio Pompeu, Chica Xavier, Joelzito Araújo, Jorge Coutinho, Léa Garcia, Isaura Bruno e Valdir Onofre.

O Núcleo de Arte Leblon preparou uma belíssima apresentação de dança e teatro “ Oxum traz as águas”, coordenada pela professora da oficina de dança Renata Versari. A apresentação foi uma alusão ao Ano Internacional da Cooperação pela Água, onde representou uma história contata por diferentes civilizações a cerca do tema.




O aluno Vitor Matheus, da oficina de dança e teatro, iniciou a apresentação com uma poesia, que logo a seguir alunos do Núcleo de Arte Leblon encenaram algumas danças que emocionaram a plateia presente.
Em seguida sob a locução do ator e cantor Weber Werneck foram convidadas algumas representatividades para comporem a mesa. Comporam a mesa a presidente do Conselho Municipal do Direito do Negro – COMDEDINE , Srª Dulce , a Coordenadora da Equipe de Extensividade, Profª Denise Palha, a viúva do cineasta Zózimo Bulbul, a Srª Biza Vianna, uma representante da atriz Ruth de Souza, a Srª Naira Fernandes e a Chefe I do Núcleo de
Arte Leblon Tereza Soares.



Houve uma fala de cada elemento da mesa sobre a importância da discussão sobre temas afro-brasileiros nas unidades escolares, além de agradecimentos pela representatividade das onze Coordenadorias Regionais de Educação. Também foi mencionado o regulamento do concurso que será publicado em Diário Oficial.
O concurso está dividido em três categorias imagens, produção de textos e produção de aula digital acerca do tema.
Ao final da cerimônia a plateia foi abrilhantada com um vídeo que apresentava uma breve história dos homenageados e das personalidades negras do cinema brasileiro.

Esteve presente na cerimônia a equipe do Núcleo de Arte Grande Otelo, da 6ª Coordenadoria Regional de Educação, que manifestou bastante interesse no tema, ao final realizaram um registro fotográfico com a presidente do COMDEDINE, a srª Dulce.

Para maiores esclarecimentos sobre a 20ª Edição do Prêmio COMDEDINE de Pesquisa Escolar acesse o Diário Oficial, por meio do link:
http://doweb.rio.rj.gov.br/visualizar_pdf.php?reload=ok&edi_id=00002094&page=64&search=comdedine
Ou pelos seguintes contatos que seguem abaixo:
Telefones: 2976-3178 ou 2976-1227

Não deixe de participar!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário