quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Centro de Educação Ambiental do Parque da Tijuca (CEAMP)


    
A Extensividade vem apresentar a formação continuada em Educação Ambiental, no Centro de Educação Ambiental do Parque Nacional da Tijuca (CEAMP), voltado para Coordenadores Pedagógicos e Professores da Rede Pública Municipal de Ensino.

Essa formação continuada visa a refletir e difundir conhecimentos sobre Educação Ambiental junto aos professores. A comemoração dos 450 anos da cidade do Rio de Janeiro propicia um “novo olhar” sobre a paisagem dessa cidade, valorizando seu ambiente natural, cultural e artístico, na perspectiva da Educação Ambiental.

No dia 12/08/2015 foi realizado o 2º Encontro de Formação com Professores, no auditório do Centro de Visitantes do Parque Nacional da Tijuca, no Alto da Boa Vista.     


Neste dia foram  realizadas as Palestras: “Biofilia: você sabe o que é? E porque precisamos de natureza nas cidades?” com a Prof.ª Cecilia Polacow Herzog – Paisagista e autora do livro “Cidades para todos: (re)aprendendo a conviver com a Natureza” e “Educação Ambiental: uma questão de escala” com o Prof. Rafael Chaves – Mestre em Educação Ambiental  e Professor de Geografia da Rede Pública Municipal de Ensino.  






O 3º Encontro foi realizado no dia 09/09/2015, na Sede do Campo de Santana - Auditório -  Praça da República s/n.º - Centro. 

Neste dia foi realziada a Palestra: “A Memória do acesso e do uso da água na cidade do Rio de Janeiro” com o Prof. Gilmar Machado de Almeida– Doutorando em História Econômica na USP.

Os professores neste dia também realizaram uma dinâmica  “As Águas vão Rolar” com a coordenação da Prof.ª Maria da Glória Lopes – Assistente do Centro de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.






O 4º Encontro de Formação será realizado no dia 04/11/2015 na Sede do Campo de Santana - Auditório -  Praça da República s/nº - Centro.

Neste dia será realizada a Palestra: “As alterações da paisagem da cidade do Rio de Janeiro ao longo de seus 450 Anos e as mudanças ocorridas no Campo de Santana” e uma “Visita orientada ao Campo de Santana ”, com a Prof.ª Maria Josefa Restum – Arquiteta e Assessora para Assuntos de Gestão Institucional da Secretaria Municipal de Meio Ambiente - Fundação Parque Jardins - Mestre em Paisagismo pela UFRJ. 
                     
Maiores informações para inscrever-se no 4º Encontro, entre em contato com a Gerência de Educação da  Coordenadoria Regional de Educação.
      



Nenhum comentário:

Postar um comentário