O
projeto tem por objetivo promover a articulação de saberes, por meio do acesso
de professores e alunos a equipamentos culturais da cidade do Rio de
Janeiro.
A
unidade escolar fará um Circuito Artístico-Cultural com visitas interativas à sete
instituições culturais entre Museus e Centros culturais. Serão realizadas
visitas ao Museu de Arte do Rio, Casa Daros, Centro Cultural Banco do Brasil,
Museu Nacional, Instituto Moreira Salles, Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica
e Museu Casa do Pontal.
Na
última quinta-feira alunos das turmas 1701 e 1702, acompanhados das professoras
da Sala de Leitura e de Língua Portuguesa, Sandra e Maria Luiza
respectivamente, iniciaram a sua manhã com uma visita interativa ao Museu de
Arte do Rio.
O
grupo de alunos foi subdividido em dois subgrupos e acompanhado por um mediador
do Museu em cada grupo. Um grupo fez a visita priorizando a história da cidade
do Rio de Janeiro e o outro grupo priorizou o tema apropriação da Arte.
O
grupo de alunos que tinha a mediadora Nathália dos Santos estabeleceu uma visita com ênfase na
fotografia e história da cidade do Rio de Janeiro.
Os
alunos iniciaram a visita na exposição ImagináRio, esta pertence a um espaço do Museu que é permanente, e que faz parte
das exposições dedicadas ao Rio de Janeiro. Nela os alunos viram obras,
documentos e registros diversos da história da cidade.
Logo
na primeira sala os alunos foram questionados sobre o significado da palavra
Tijuca, bairro muito próximo da unidade escolar. Logo em seguida a mediadora
explicou que a palavra Tijuca significa entre morros e com o auxílio das
imagens expostas foi abordada a parte histórica da cidade do Rio de Janeiro,
citando a história do Morro do Castelo.
Na
segunda sala os alunos encontraram e apreciaram várias imagens que passavam em
DVDs dentro de maletas, onde foi explicado que o artista tentou retratar em
doze malas o cotidiano da cidade de acordo com os meses do ano e suas
diferentes estações climáticas. A identidade da cidade era vista por meio das
imagens nas maletas.
Em
outro espaço de exposição todos ficaram deslumbrados com a imensa imagem que
era projetada em uma das paredes com prédios do Rio Antigo. A mediadora motivou
todos a descobrirem em qual rua todos estavam, e se alguém reconhecia algum
prédio. Algum tempo depois a mediadora iniciou uma marchinha de carnaval “Quem
não chora não mama” e todos foram reconhecendo a rua como a Cinelândia, onde
tem o Baile de Carnaval do Cordão do Bola Preta.
Neste
momento a professora da Sala de Leitura, Sandra, fez uma interferência
alertando aos alunos a observarem a arquitetura dos prédios de antigamente.
No
espaço seguinte todos foram alertados com relação à preservação das obras de
artes do Museu e por isso nãos e permite tocar nos objetos. Neste espaço o tema
era o Cristo redentor na cidade do Rio de Janeiro, por meio de imagens e
objetos que retratavam a imagem do Cristo Redentor, todos apreciaram as imagens
e a professora complementou que cada cidade tem uma marca e a do Rio de Janeiro
tem o Cristo Redentor.
No
espaço seguinte a sala retratou os costumes da cidade como futebol, transporte
de barca e moradia. Neste momento todos sentaram ao chão e atentos a mediadora
tiveram um pouco de aula de história e
geografia. Em uma das obras intituladas como “Quadro Roma de Nero”, a
mediadora falou sobre a história de Nero e fez uma relação com a imagem
retratada pelo artista no quadro, que apresenta zonas de conflitos nas
comunidades, no mapa da cidade do Rio de Janeiro. Porém os alunos participaram
da mediação dizendo que a comunidade produz cultura e que hoje em dia ocorre
uma desmistificação das comunidades quando a transformamos em pontos turísticos
como o teleférico com complexo de favelas do Alemão.
Para
finalizar a visita todos entraram em uma sala onde o vídeo da festa do Reveilon
de Copacabana passava, desde a noite com os fogos, como o dia seguinte onde os
garis realizam a limpeza da praia. Neste
momento os alunos refletiram sobre a sujeira que a festa deixa nas areias,
assim como as crendices populares que envolvem a festa de fim de ano.
Já
no térreo os alunos se reuniram para registrar a visita ao Museu de Arte do Rio
e enquanto esperavam o ônibus vir buscá-los apreciaram a última intervenção artística que foi
“Palavras a Deriva”. Uma exposição com várias palavras em que todos os
visitantes passeiam entre elas.
A
professora Maria Luiza, de Língua Portuguesa elogiou a atividade desenvolvida
no Museu de Arte do Rio e está muito motivada em realizar o Circuito Artístico-Cultural.
Os
alunos levaram desta visita, muito mais do que o registro fotográfico que todos
realizaram, mas sim o conhecimento transformado em vivência e o enriquecimento artístico-cultural que uma visita ao Museu desperta em todos nós.
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