segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Projeto Escola Museu iniciando no GEC Epitácio Pessoa -2ª CRE - Visita ao Museu de Arte do Rio




O projeto tem por objetivo promover a articulação de saberes, por meio do acesso de professores e alunos a equipamentos culturais da cidade do Rio de Janeiro. 

A unidade escolar fará um Circuito Artístico-Cultural com visitas interativas à sete instituições culturais entre Museus e Centros culturais. Serão realizadas visitas ao Museu de Arte do Rio, Casa Daros, Centro Cultural Banco do Brasil, Museu Nacional, Instituto Moreira Salles, Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica e Museu Casa do Pontal.

Na última quinta-feira alunos das turmas 1701 e 1702, acompanhados das professoras da Sala de Leitura e de Língua Portuguesa, Sandra e Maria Luiza respectivamente, iniciaram a sua manhã com uma visita interativa ao Museu de Arte do Rio.

O grupo de alunos foi subdividido em dois subgrupos e acompanhado por um mediador do Museu em cada grupo. Um grupo fez a visita priorizando a história da cidade do Rio de Janeiro e o outro grupo priorizou o tema apropriação da Arte.

O grupo de alunos que tinha a mediadora Nathália dos Santos  estabeleceu uma visita com ênfase na fotografia e história da cidade do Rio de Janeiro.

Os alunos iniciaram a visita na exposição ImagináRio, esta pertence a um  espaço do Museu que é permanente, e que faz parte das exposições dedicadas ao Rio de Janeiro. Nela os alunos viram obras, documentos e registros diversos da história da cidade.



Logo na primeira sala os alunos foram questionados sobre o significado da palavra Tijuca, bairro muito próximo da unidade escolar. Logo em seguida a mediadora explicou que a palavra Tijuca significa entre morros e com o auxílio das imagens expostas foi abordada a parte histórica da cidade do Rio de Janeiro, citando a história do Morro do Castelo.



Na segunda sala os alunos encontraram e apreciaram várias imagens que passavam em DVDs dentro de maletas, onde foi explicado que o artista tentou retratar em doze malas o cotidiano da cidade de acordo com os meses do ano e suas diferentes estações climáticas. A identidade da cidade era vista por meio das imagens nas maletas.



Em outro espaço de exposição todos ficaram deslumbrados com a imensa imagem que era projetada em uma das paredes com prédios do Rio Antigo. A mediadora motivou todos a descobrirem em qual rua todos estavam, e se alguém reconhecia algum prédio. Algum tempo depois a mediadora iniciou uma marchinha de carnaval “Quem não chora não mama” e todos foram reconhecendo a rua como a Cinelândia, onde tem o Baile de Carnaval do Cordão do Bola Preta.



Neste momento a professora da Sala de Leitura, Sandra, fez uma interferência alertando aos alunos a observarem a arquitetura dos prédios de antigamente.

No espaço seguinte todos foram alertados com relação à preservação das obras de artes do Museu e por isso nãos e permite tocar nos objetos. Neste espaço o tema era o Cristo redentor na cidade do Rio de Janeiro, por meio de imagens e objetos que retratavam a imagem do Cristo Redentor, todos apreciaram as imagens e a professora complementou que cada cidade tem uma marca e a do Rio de Janeiro tem o Cristo Redentor.



No espaço seguinte a sala retratou os costumes da cidade como futebol, transporte de barca e moradia. Neste momento todos sentaram ao chão e atentos a mediadora tiveram um pouco de aula de história e  geografia. Em uma das obras intituladas como “Quadro Roma de Nero”, a mediadora falou sobre a história de Nero e fez uma relação com a imagem retratada pelo artista no quadro, que apresenta zonas de conflitos nas comunidades, no mapa da cidade do Rio de Janeiro. Porém os alunos participaram da mediação dizendo que a comunidade produz cultura e que hoje em dia ocorre uma desmistificação das comunidades quando a transformamos em pontos turísticos como o teleférico com complexo de favelas do Alemão.




Para finalizar a visita todos entraram em uma sala onde o vídeo da festa do Reveilon de Copacabana passava, desde a noite com os fogos, como o dia seguinte onde os garis realizam a limpeza da praia.  Neste momento os alunos refletiram sobre a sujeira que a festa deixa nas areias, assim como as crendices populares que envolvem a festa de fim de ano.



Já no térreo os alunos se reuniram para registrar a visita ao Museu de Arte do Rio e enquanto esperavam o ônibus vir buscá-los apreciaram  a última intervenção artística que foi “Palavras a Deriva”. Uma exposição com várias palavras em que todos os visitantes passeiam entre elas.



A professora Maria Luiza, de Língua Portuguesa elogiou a atividade desenvolvida no Museu de Arte do Rio e está muito motivada em realizar o Circuito Artístico-Cultural.


Os alunos levaram desta visita, muito mais do que o registro fotográfico que todos realizaram, mas sim o conhecimento transformado em vivência e o enriquecimento artístico-cultural que uma visita ao Museu desperta em todos nós.

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