segunda-feira, 1 de julho de 2013

Visita ao Planetário de Santa Cruz - E.M. Atenas - 9ª CRE

A turma 1.403 da Escola Municipal Atenas, da 9ª Coordenadoria Regional de Educação, realizou uma visita ao Planetário de Santa Cruz onde participou da atividade Programa de  Planetário, com  A Janela Mágica, na Cúpula D. Pedro II, uma parceria da Fundação Planetário com a Prefeitura do Rio.



Programa de planetário é um tipo de atendimento onde uma equipe composta por astrônomos, roteiristas, artistas e programadores elaboram um roteiro que será gravado por dubladores profissionais. Tal roteiro pode ser uma história que envolva personagens fictícios, apresentado principalmente para as turmas de ensino fundamental, ou pode ser um documentário a ser apresentado por um narrador, em ambos os casos. O objetivo principal é passar o conteúdo de Astronomia de maneira mais agradável possível.

Há diferentes programas para diferentes faixas etárias, as escolas visitantes no Planetário, em sua maioria assistem a programas pré-gravados.

A Janela Mágica conta a história de Joãozinho e seu cãozinho Thor que, numa excursão em um museu, entram numa caixa de mantimentos que será transportada para uma missão em direção ao telescópio espacial Hubble, onde começa então uma grande aventura que irá mudar a história da pesquisa espacial. Nesta aventura são abordados, de forma lúdica, temas como:

-Nome das constelações e das principais estrelas
-A nossa galáxia
-Movimentos da Terra e da Lua
-O telescópio espacial
-O Sol
-As estrelas
-As nebulosas




Para enriquecer a visita e apreendermos o máximo de informações e cultura, a turma visitou o Museu das Ideias que também fica situado na Cidade das Criança. Os alunos ficaram encantados e receberam muitas informações. A visita foi bastante proveitosa para a Unidade Escolar .




Fonte: Matéria retirada do Blog da Escola Municipal Atenas -
9ª CRE
Visite o blog da escola e conheça outras atividades  http://ematenas.blogspot.com.br/2013/07/a-caminho-da-escola.html?spref=tw

Nenhum comentário:

Postar um comentário