sexta-feira, 21 de junho de 2013

Ambienta Rio 2013: A escola faz a diferença


Em celebração ao dia do Meio Ambiente, no período de 03 a 07 de junho as unidades escolares da Rede Pública Municipal de Ensino realizaram variadas atividades acerca do tema.




O projeto em questão tem como proposição geral, o Ano Internacional de Cooperação pela Água, temática recomendada pela UNESCO. Educadores e alunos apresentaram nos espaços educativos seu trabalho cotidiano com a Educação Ambiental, sua expressão curricular, com criatividade e protagonismo.

O Núcleo de Arte Leblon, da 2ª Coordenadoria Regional de Educação, no dia 05 de junho, elaborou várias atividades envolvendo o tema em suas oficinas.
Este ano o tema de trabalho gerados do Núcleo de Arte Leblon é “Nas águas do poeta” uma analogia ao centenário de Vinícius de Moraes com o Ano Internacional de Cooperação pela Água.

Ao entrar no Núcleo de Arte Leblon todos podiam apreciar uma belíssima exposição audiovisual, com trabalhos realizados pelos alunos da oficina de multimídia do profº Túlio.

O trabalho foi fruto de pesquisas de fotografias sobre o mar e Rio de Janeiro. Finalizaram a atividade com a edição das imagens, que foram projetadas em vídeo, gerando a exposição audiovisual.

Ao longo da manhã na oficina de artes visuais que está desenvolvendo o projeto “Arca de Noé”, o profº Túlio estava registrando fotografias para uma futura edição de vídeo e exposição dos trabalhos.

Neste projeto é proposto aos alunos que levem para “Arca de Noé” o que manifestem interesse por exemplo: desejos, pessoas etc. A atividade que teve como motivação o filme “Meu Malvado Favorito” propiciou uma roda de conversa entre os alunos sobre a família.

A profª Isabel Henning, da oficina de artes visuais fez um estudo plástico da Cidade do Rio de Janeiro e finalizou com a confecção de maquetes com os alunos maiores de 10 anos.



Com os alunos menores de 10 anos a professora realizou uma pesquisa sobre os sons do mar e das conchas, finalizando a atividade com a construção de grandes conchas que geraram uma exposição “As Águas do Rio”.




Ao longo da manhã alunos da Escola Municipal George Pfisterer foram convidados para visitarem a exposição “As Águas do Rio” e assistirem as peças “Lenda de Oxum e Odé”, peça teatral inspirada na mitologia africana, enfocando o tema “Ano Internacional de Cooperação pelas Águas”, integrada com a oficina de Dança e “Aventuras no fundo do mar” , pequenas cenas enfocando a fauna marinha e as questões da preservação da água, coordenadas pelo professor Flávio Mota.




Nenhum comentário:

Postar um comentário