sábado, 11 de janeiro de 2014

Seminário "Conexões Escola e Museu"

Em 23 de novembro de 2013 o Projeto Escola e Museu: Espaço Interativo de Educação e Arte em Novos Saberes, realizou no auditório do Horto Botânico do Museu Nacional da UFRJ um Seminário “Conexões Escola e Museu”.



O Seminário teve por objetivo promover a conexão de ações educativas a partir de experiências bem sucedidas no âmbito do Projeto Escola e Museu.

Nesta manhã as unidades escolares que participaram do projeto realizaram uma belíssima exposição com banners que registravam as atividades realizadas durante o circuito interativo nas instituições.



O Seminário foi iniciado pela Coordenadora da Equipe de Extensividade  profª Denise Palha que convidou a Coordenadora dos Ginásios Experimentais Cariocas Srª Heloísa Mesquita para uma breve participação.




Resgatando a memória com o registro de algumas visitas realizadas pelas unidades escolares os presentes assistiram ao vídeo construído com fotos que os participantes enviam ao longo do Circuito Interativo.



Em seguida a professora Janete Martins, do GEC Rivadávia Correa, da 1ª Coordenadoria Regional de Educação, abordou o tema “Escola e Museu, sua contribuição com práticas escolares”. A professora relatou experiências vivenciadas pelos alunos ao longo do Projeto além de apresentar um vídeo e um portifólio elaborado com os alunos com registros das visitas.




Seguindo a programação a professora Sandra Vallim, do GEC Epitácio Pessoa , da 2ª Coordenadoria Regional de Educação abordou o tema “ Apropriação – A vivência escolar e sua relação com os eixos História da cidade, Memória, Arte e Patrimônio” por meio de uma apresentação de Power Point além da participação da aluna Luisa Cavalcante e Beatriz de Matos que relatou a importância das experiências vivenciadas no Projeto.




A Profª Tânia Lourenço, do GEC Rodrigues Alves, da 7ª Coordenadoria Regional de Educação abordou “Uma percepção sobre o Projeto Escola e Museu: Relato de vivências”, acompanhada da aluna Andyellica Oliveira da turma 1801.




Representando as instituições que participaram do Projeto Escola e Museu o Sr. Enilson D'Oliveira, relações Institucionais Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica abordou o tema “Conexões Escola e Museu – Marco situacional” junto com representantes do Setor Educativo do Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica que relataram as ações vivenciadas nas visitas das unidades escolares.

Algumas unidades escolares também apresentaram por meio de vídeo e relatos as atividades elaboradas ao longo das visitas como o GEC Von Martius, da 9ª Coordenadoria Regional de Educação, que levou os alunos Anderson Barros e Beatriz da Conceição e relataram algumas atividades que fizeram na unidade escolar por meio de instalações.



O GEC Nicarágua, da 8ª Coordenadoria Regional de Educação, por meio da professora Delane Albuquerque apresentou um vídeo construído pelos alunos com registros das atividades vivenciadas.

A representante do Museu Nacional da UFRJ Jade de Almeida, apresentou o aluno Charles do GEC Embaixador Araújo Castro, da 8ª Coordenadoria Regional de Educação,  que apresentou uma história de vida que emocionou a todos, além do relato da importância de ter participado do Projeto. O responsável pelo aluno fez um breve agradecimento por meio do viva voz do celular a cerca das atividades que o Projeto desenvolveu levando os alunos em variadas instituições entre Museus e Centros Culturais da cidade.



Finalizando o Seminário  foi divulgado o link de avaliação do Projeto que foi disponibilizado por meio de formulário online, facilitando o acesso de alunos e professores na referida avaliação.


Todos os representantes das instituições que participaram do Projeto Escola e Museu: Museu de Arte do Rio, Centro Cultural Banco do Brasil, Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica, Instituto Moreira Salles, Museu Casa do Pontal, Museu Nacional da UFRJ e Casa Daros foram convidados para uma breve fala final, onde todos agradeceram a participação no Projeto e a visita das unidades escolares e a representante do Museu Casa do pontal Srª Juliana Prado concluiu com a frase “O projeto trouxe vida para o museu”.