O Projeto Ecos do Porto, com o objetivo de conscientizar os integrantes das comunidades escolares e seus familiares, residentes na Região Portuária e integrá-los ao ambiente em que vivem. Desperta a necessidade de redução do lixo, por meio da reciclagem e reaproveitamento, e uso consciente de outros, como energia elétrica e a água. Este projeto é uma parceria com a Concessionária Porto novo, ONG Defensores da Terra e a Secretaria Municipal de Educação.
Este ano o projeto foi desenvolvido em quatro escolas da 1ª coordenadoria Regional de Educação, que ficam localizadas na Região Portuária. foram elas: Escola Municipal Francisco Benjamin Galloti, Escola Municipal Darcy Vargas, Escola Municipal Benjamin Constant e Escola Municipal General Mitre.
Ao longo do projeto várias oficinas com materiais recicláveis foram realizadas assim como uma gincana para recolher "lixo reutilizável". Durante o período de agosto à setembro as escolas que participaram do projeto, realizaram uma coleta seletiva com o apoio da Cooperativa de Catadores do Complexo do Alemão - COOPCAL. ao final foi recolhido pela cooperativa 988 kg de lixo reutilizável.
A ação foi tão envolvente que todos os alunos das Unidades Escolares participantes estiveram mobilizados em recolher materiais recicláveis. a Escola Municipal Francisco Benjamin Galloti ficou em 1º lugar com 269 kg, a Escola Municipal Darcy Vargas em 2º lugar com 249 kg e a Escola Benjamin Constant em 3º lugar com 236 kg.
A Escola Benjamin Constant recebeu as demais Unidades Escolares que participaram do projeto Ecos do Porto no ano de 2012, para a realização da culminância do projeto.
Ao final com muita empolgação os alunos receberam os trabalhos expostos e lancharam.
Com este projeto uma pequena semente é plantada em cada aluno. Semente esta que dará frutos maravilhosos para um mundo melhor, pois em uma das apresentações os alunos da Escola Municipal Benjamin Constant finaliza com a frase:
"VOCÊ É RESPONSÁVEL POR SUAS ATITUDES."